sábado, 16 de abril de 2011

O acidente mais famoso

Como em todo processo de tentativa e erro, Santos Dumont não poderia ficar de fora e ele também sofreu acidentes durante seu percurso. Um dos mais famosos ocorreu com o balão dirigível nº 5.
Este balão tinha uma quilha composta de uma armação triangular em madeira com armações em cordas de piano.
Às quatro e meia da madrugada, no dia 12 de julho de 1901, auxiliado pelo mecânico, Santos Dumont preparou o balão nº 05, para fazer o contorno à Torre Eiffel. Eufórico com o êxito das experiências anteriores, circundou a torre com notável precisão.
 
No regresso, o vento tornou-se implacável, forçando Santos Dumont a executar manobras admiráveis. Todavia, a duzentos metros de altitude, o motor sofreu uma pane que o obrigou a descer de qualquer modo, arremessando a aeronave sobre as castanheiras de um parque.
 
Apesar do susto, Santos Dumont nada sofreu, e o balão pode ser novamente reconstruído graças à sua perícia nos controles da aeronave.
 
Curiosidade: Este mesmo balão explodiu sobre o Hotel Trocadero em 8 de agosto de 1901. Santos Dumont só sobreviveu por ter-se amarrado à nacele, ficando pendurado à estrutura.
 

A esposa do Conde d'Eu, a nossa Princesa Isabel, residia num palácio situado perto do local do acidente. Logo que soube da situação do seu patrício, mandou-lhe almoço e um telegrama dizendo que pensava nas angústias que a mãe do aeronauta sofria com as notícias vindas de longe. Santos Dumont foi agradecer-lhe a gentileza e ouviu da filha de D. Pedro II:

- “As suas evoluções me fazem recordar o voo de nossos grandes pássaros do Brasil. Oxalá possa o senhor tirar do seu propulsor o partido que aqueles tiram das próprias asas e triunfar para a glória da nossa querida Pátria.”

 
Fonte: Fundação CASA DE CABANGU

Nenhum comentário: