segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fundação Casa de Cabangu

Museu Casa Natal de Cabangu

Participantes da atividade de Santos Dumont como “fazendeiro” instalado em 1919 na sua Casa Natal, o povo de Palmyra (MG) comoveu-se em 1932 com a notícia de seu falecimento, promovendo a guarda dos bens existentes no Cabangu. Formou-se o ideal de Museu e mudou-se o nome da cidade de Palmyra para Santos Dumont.
Registrado o Estatuto, ficou criada a 09 de Fevereiro de 1949, a Fundação Casa de Cabangu com a finalidade primordial de proteção da Casa e dos bens resgatados do valioso Museu feito em vida pelo Pai da Aviação, que registrou em placa ali fixada como seu Berço Natal.
Reconhecido o ideal de Museu e a seriedade dos estatutos da Fundação, foi ao longo dos trabalhos de divulgação, acrescendo o acervo doado por amigos e descendentes da Família Santos Dumont.
Anos de guarda deste acervo, lutas na proteção da Casa Natal e Fazenda de Santos Dumont, a Fundação recebeu a primeira visita do Ministério da Aeronáutica em 23 de Outubro de 1952. Alberto Santos Dumont como patrono fortaleceu o idealizado Museu e no ano do centenário de seu nascimento 1973, criada a Comissão Nacional das Comemorações na qual participava com grande valor histórico a Fundação Casa de Cabangu.
Formou-se realidade o Museu Casa Natal de Santos Dumont ligado a malha rodoviária pela BR 499.
Na preservação do valioso acervo, na parceria administrativa do Parque e Museu, está a Fundação Casa de Cabangu, premiada em 2006 pelo Governo Federal com a construção da sede Administrativa, ficou realizado o sonho do criador do Museu e da Fundação, retorna ao Cabangu o acervo resgatado em 1932.

Como chegar:

O Museu Casa Natal de Cabangu fica no município de Santos Dumont em Minas Gerais. A ligação do cidade ao Museu é feita pela BR 499 num total de 16 Km e o acesso à cidade é feito pela BR 040, veja no mapa como chegar a cidade:


fonte: Fundação CASA DE CABANGU

Nenhum comentário: